“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung)

AFINAL , O QUE É ESSE CURSO?

“Dramaturgias” é um curso híbrido (online e presencial) que nasceu de uma pesquisa muito pessoal, sobre processos que nos ajudam a entrar em contato com a fonte de onde nasce uma escrita autoral. Tentando organizar meu próprio caos criativo, teci uma metodologia que prima mais pela autonomia de saber o que funciona ou não pra cada um de nós, do que propriamente a rigidez de seguir esse ou aquele método, essa ou aquela técnica. A abordagem deste curso (não convencional) é centrada em 4 pilares: intuição, criatividade, estrutura e encontro.

INTUIÇÃO – Sobre o que falar?
O primeiro pilar é dedicado ao desbloqueio do processo de escrita através do autoconhecimento e da conexão entre mente, indivíduo e sociedade.

CRIATIVIDADE – Como falar?
O segundo pilar é dedicado ao processo de provocar esse “tema” sob diferentes aspectos e pontos de vista, fazendo emergir o caos criativo a serviço da autenticidade do autor.

ORGANIZAÇÃO – Como organizar o processo da fala?
O terceiro pilar é dedicado à organização do caos gerado nos dois primeiros pilares. Estruturas, técnicas, referências estéticas, de linguagem e de processos. Quem organiza, o quê organiza e como organiza? A ideia é cada participante poder dominar o seu próprio processo criativo e criar uma organização personalizada que seja funcional.

ENCONTRO – para quem falar e com quem falar?
O quarto pilar é dedicado a falar sobre processos colaborativos cênicos. Como trazer o corpo para a escrita? Como escrever com o corpo? Como estruturar textos que nascem de improvisos em cima de um palco? Como amalgamar diferentes pontos de vista numa espinha dorsal dramatúrgica?

Não é um curso focado apenas em “como escrever”, mas principalmente em como aguçar o olhar para as possibilidades narrativas que moram nos menores detalhes. De como o ser humano extrai história de tudo o que toca. E como diferentes técnicas estão à serviço desse olhar.
No campo subjetivo abordaremos a conexão do autor com temas que lhe são caros e como transpor esses temas para uma possibilidade narrativa.No campo objetivo serão abordadas as relações entre texto e dramaturgia, dramaturgia e encenação, elementos narrativos e universo dramatúrgico. Serão levantados conceitos básicos sobre elementos biográficos, estrutura narrativa, personagens, estéticas e linguagens híbridas.

MÓDULO I: INTUIÇÃO – DOMINANDO A FERRAMENTA MAIS DIFÍCIL: você.

_Intuição, criação e criatividade

_O poder do símbolo: Inconsciente Individual e Coletivo

_ Teoria do Registro Akáshico

_Caderno de processo e influência lunar

MÓDULO II: CRIATIVIDADE – ELEMENTOS NARRATIVOS: tudo à sua volta, grita.

_Arquétipos x Estereótipos

_A Jornada do Louco

_Elementos biográficos

_Ambiente subjetivo x ambiente objetivo

MÓDULO III: ORGANIZAÇÃO – ELEMENTOS ESTRUTURAIS: organizando o caos criativo

_ O ambiente quadridimensional

_Estrutura da História x Estrutura da Escrita

_”Story” Robert Mackee – referências

_Experiências de processos de escrita em linguagens distintas

MÓDULO IV: ENCONTRO – PROCESSOS COLABORATIVOS: organizando a subjetividade alheia.

_Provocação dramatúrgica

_Dramaturgia colaborativa x dramaturgia para processos colaborativos

_Linguagem, formato e estética

_Exercício para aperfeiçoamento de projeto individual

FORMATO DO CURSO e PLATAFORMAS USADAS:

GRAVADO: Aulas gravadas divididas em 4 módulos e liberadas semanalmente na plataforma do youtube, com material de apoio em PDF.

PRESENCIAL: 6 encontros presenciais de 3 horas cada um: um antes do início do curso, um ao encerramento de cada módulo e um de encerramento do curso.
Local: Teatro de Contêiner Mungunzá (Rua dos Gusmões, 43 – Bairro Santa Ifigênia – São Paulo/SP)

ONLINE AO VIVO: 3 Encontros online ao vivo via plataforma do Zoom Meeting com os dramaturgues: Alexandre Mate, Jhonny Salaberg e Letícia Rodrigues. (datas a serem definidas. A gravação ficará disponível)

WHATSAPP: grupo no whatsapp para compartilhamento de referências, trocas entre os participantes e suporte.
Todo o conteúdo do curso ficará disponível por 30 dias após o encerramento das aulas.

CRONOGRAMA DAS AULAS:
INÍCIO DO CURSO: 04/08/24 – 1º Encontro presencial no Teatro de Contêiner Mungunzá (10h às 13h)
05 à 16/08: Liberação gradativa das aulas do Módulo I (link do youtube)
18/08: 2º Encontro presencial
19 à 30/08: Liberação gradativa das aulas do Módulo II (link do youtube)
01/09: 3º Encontro presencial
02 à 13/09: Liberação gradativa das aulas do Módulo III (link do youtube)
08/09: 4º Encontro presencial
16 à 27/09: Liberação gradativa das aulas do Módulo IV (link do youtube)
13/10: 5º Encontro presencial
01 à 06/10: Período dedicado para revisão de todos os módulos
07 à 12/10: Período dedicado à conclusão do exercício prático para aperfeiçoamento de projeto individual
21 à 27/10: Aulas abertas com dramaturgues convidades (Zoom Meeting)
27/10: 6º Encontro presencial: entrega de certificados e apresentação dos projetos individuais

DATAS E HORÁRIOS DOS 6 ENCONTROS PRESENCIAIS:
04/08/24: 1º Encontro presencial (10h às 13h)
18/08/24: 2º Encontro presencial (10h às 13h)
01/09/24: 3º Encontro presencial (10h às 13h)
08/09/24: 4º Encontro presencial (10h às 13h)
13/10/24: 5º Encontro presencial (10h às 13h)
27/10/24: 6º Encontro presencial: (10h às 14h)
LOCAL: Teatro de Contêiner Mungunzá

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO: 3 meses
CARGA HORÁRIA: 40h

*O curso é gratuito e a seleção será feita mediante formulário. Só clicar no botão QUERO ME INSCREVER no topo da página.
*O cronograma detalhado com o conteúdo das aulas gravadas será divulgado após o processo seletivo para os participantes se organizarem.
*As aulas gravadas acompanham material didático em PDF
*Dias e horários das aulas abertas a definir

**IMPORTANTE: É um curso híbrido: online e presencial, e um é complementar ao outro. Então é preciso ter disponibilidade de horários, ok? Não é possível fazer apenas online.

 

Aguardo vocês!!

Feedbacks dos participantes

“Foi um dos melhores cursos de escrita que já fiz, sem dúvida. Para além das excelentes técnicas e ferramentas que aprendi, o curso foi um mergulho profundo para dentro de mim. E neste mergulho, descobri a minha voz e como posso, por meio das palavras, me relacionar com o outro e dar vazão ao que pulsa forte aqui. Foi uma experiência transformadora!”.

Pâmela Piazentin

 “Fazer esse curso me trouxe a aceitação do caos. Não mais vê-lo como uma ameaça, mas sim como uma fonte de possibilidades. Eu tinha muita dificuldade em  lidar com o caos, e fazer as pazes com ele me trouxe até uma aceitação maior da vida material em si. Não mais como uma matadora de possibilidades, e sim como um reservatório  infinito disponível para adoçar a realidade”.

Jamili Lima

 “Graças ao diálogo sensível com a Verônica pude explorar a escrita que “surge do vinho” mas que pede para ser revisada “com o café”. As inúmeras metáforas lançadas em sua oficina nos colocam imediatamente em processo de criação. As dinâmicas ampliam a escuta e, ao mesmo tempo, dão contorno às nossas intuições. Verônica é uma artista da cena, que entende profundamente de dramaturgia, mas esse conhecimento nunca é colocado num pedestal. Ao longo dos encontros, pude explorar,enfim, a alquimia das palavras, dos sentidos, das jornadas, dos principais elementos cósmicos, bruxarias, entre tantas outras pistas e possíveis ações nesse amplo universo da criação narrativa”. 

Laís Marques

 “O curso foi incrível. Na primeira aula a gente já fica encantado com a profundidade dos conteúdos. Se fosse só a primeira aula já teria valido o curso todo. As aulas são conduzidas com uma didática incrível de forma que as pessoas embarcam como numa viagem. A escolha dos exercícios práticos ajudaram muito, pois foram exercícios não óbvios e muito originais que estimulou demais nossa mente e criatividade”.

Luma Eckert

 “Neste curso pude perceber que a vida pessoal está completamente atrelada a nossa criação artística, o processo para escrita não é tão complicado como imaginava antes.  Foram encontros “desembrulhantes” , que desataram nós. Nesse ano tão conturbado, tão embrulhado, esses encontros foram um respiro poético”.

Cleberson Vieira

 “A experiência que tive nas aulas foram incríveis. Foi como se as aulas tivessem me jogado novelos coloridos dos quais estou puxando linha até hoje…e vai longe ainda”!

Annamaria Cruz

 “Foi um curso que me fez ver o quão grandioso é o processo de escrita, e o quanto se exige numa dramaturgia. Uso até hoje os exercícios que aprendi nas aulas. Indico muito o curso, se joguem, porque vale muito a pena”!

Caroline Almeida